Dragon Quest

O ano era aproximadamente 1994, lembro muito bem quando assisti a propaganda na televisão muita cabeça explodiu um lançamento como esse de um jogo de RPG totalmente em português e se apresentando a mim próximo do meu aniversário? Só podia ser um sonho, mas não, não era um sonho era a mais pura realidade sendo proporcionada pela Estrela (@estrelaoficial).

 

Depois disso parti para uma pesquisa sobre todos os possíveis jogos do estilo, como não existia internet tão difundida a pesquisa foi com colegas de escola, amigos da rua e, obviamente, o tio da loja de brinquedo. Pois bem nesse ano não so a Estrela se lançou no mundo do RPG, com o Hero Quest (video acima) mas a GROW (@growjogos) lançou alguns títulos nessa linha também como o Classic Duegon e, o meu mais que amado, Dragon Quest não desmerecendo qualquer um dos outros dois, mas minha introdução ao RPG foi pelo Dragon Quest mas, obviamente que, não posso deixar de citar o Hero Quest que foi e é um dos mais aclamados e reconhecidos jogos de RPG aqui em terras tupiniquins.

Quando comprei minha versão do jogo, obviamente que não foi uma fácil tarefa, lembro que rodei o centro da cidade inteiro de loja em loja e nada ninguém nem se quer sabia do que estava falando, mas para minha alegria quando já havia desistido encontrei uma lojinha, que na minha memória, era como uma loja chinesa onde Rand Peltzer encontra o mogwai para seu filho e la no alto da estante vi a linda e reluzente caixa preta com o dragão ao lado.

CAIXA – DRAGON QUEST GROW
CAIXA – DRAGON QUEST GROW

Dragon Quest, o jogo lançado no ano de 1994 pela Grow no Brasil, apresentou de forma simples e mágica o RPG a uma geração de crianças e adolescentes batendo de frente com jogos aclamados como War, Banco Imobiliário entre outros, trazia o mundo da fantasia medieval proporcionada pela engine do D&D com um kit de “ferramentas” para a imersão total dos jogadores.

Red Box D&D - Devir
Red Box D&D – Devir

Me atrevo a dizer que o que para muitos a pedra fundamental do jogo era a Red Box do D&D
(relançado recentemente pela Devir) para outros era o Dragon quest ou o Hero Quest.

 

 

 

 

 

Mas voltando, o Dragon Quest trazia:

Kit Dragon Quest - Grow
Kit Dragon Quest – Grow
  • um livro de regras resumidas do D&D (aqui pdf em inglês);
  • um livro com três Quests prontas (aqui pdf em inglês);
  • 6 miniaturas de heróis;
  • 172 cartas com Heróis, Monstros, Tesouros e Magias;
  • Dezenas de figuras verticais com monstros, heróis e portas;
  • 1 set de dados para RPG personalizados (4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados);
  • Cartas em branco para que fosse possível a criação de novos monstros, itens, etc.

Ainda tenho o meu aqui guardado, e reviver ele do armário para escrever este post garantiu uma vaga ao lado de meus Decks de Magic para quem sabe trocar a jogatina mensal de Magic por uma aventura de Dragon Quest.